Entrevista: Parto Normal

Padrão

por Priscilla Adduca

A sua filha Alice faz 3 anos em Agosto. Como foi essa primeira gestação? Foi ótima, mas nos três primeiros meses senti muito sono, enjôo… depois bastante azia e dor nas costas, mas mesmo assim, lembro com saudades.

Em que momento você optou pelo parto normal? Foi durante a gestação ou você sempre desejou isso? Eu sempre quis, mas quando estava grávida comecei a ponderar, ver prós e contras, mas meu obstetra sempre deixou bem claro que não poderia me garantir um parto normal, a natureza é quem manda.

Antes de engravidar você praticava alguma atividade física? E durante a gestação? Não, nada. Até pensei em fazer hidroginástica, mas não cheguei a fazer.

Conta um pouquinho da história do seu primeiro parto! Eu estava em casa, depois de um dia super cheio, e lá pra meia noite e meia comecei a sentir umas dores, tipo cólicas fortes. As dores foram aumentando e a bolsa rompeu, mas eu tinha na cabeça que só ia pra maternidade quando não agüentasse mais. Morria de receio de chegar lá e me mandarem voltar pra casa. Por volta das 5:30 ligamos pro médico e fomos pra maternidade. A essa altura eu já não conseguia nem pensar direito, de tanta dor. Fiquei numa sala de pré parto, tomei anestesia 8:15 da manhã. Depois da anestesia ficamos eu e meu marido só esperando Alice nascer. Bem tranqüilos, conversando… Quando estava com 8 cm de dilatação, meu médico me deu orientações de como fazer força e em menos de 10 minutos ela nasceu.

Gustavo acabou de completar 6 meses. Essa segunda gestação foi parecida com a primeira? Foi bem diferente… Não senti nada! Só lembrava que tava grávida por conta do barrigão.

Dizem que o parto natural do segundo filho é bem mais rápido e indolor. Foi assim com você? Bem, o segundo parto foi bem mais rápido. Foram pouco mais de quatro horas de trabalho de parto, mas senti muitas dores. Na cidade onde moro, Vitória da Conquista, (Alice nasceu no Rio) os médicos tem fama de não fazerem parto normal e fui aconselhada a parir numa maternidade pública, onde a maioria esmagadora dos partos são normais. Mas foi péssimo… uma frieza por parte da médica, das enfermeiras… Meu marido não pôde entrar comigo, pari praticamente sozinha. Quando a enfermeira veio me atender, Gustavo já estava nascendo. Não tive anestesia, senti todas as dores, mas ainda assim não me arrependo de forma alguma.

Como foi a recuperação pós-parto nos dois casos? Foi excelente. Dois dias depois eu já fazia tudo. Como eu fiz episiotomia nos dois partos, teve o incômodo dos pontos, mas passa super rápido também.

Você amamentou a Alice? E está amamentando o Gustavo? Teve alguma dificuldade com relação à isso? Dificuldade nenhuma. Amamentar é a melhor coisa do mundo! Amamentei Alice até descobrir que estava grávida e tive que parar. Gustavo ainda está com amamentação exclusiva, mas daqui a pouco vai comer frutinhas.

Porque você acha que as mulheres temem tanto o parto normal? Porque a grande maioria tem medo da dor. Mas doeu em mim, mais em outras mulheres, nada em outras. Não tem como saber. Além do mais, a dor passa. Ainda mais quando você pega seu bebê nos braços… Faz tudo valer a pena.

Você pensa em ter outros filhos? Se sim, vai manter a opção pelo parto normal? Não penso em ter mais filhos, mas se algum dia ficar grávida de novo, com certeza o parto vai ser normal.

E, por fim, você daria algum conselho às futuras mamães que ainda estão inseguras em optar pelo parto normal? Eu penso que no parto normal acontece algo mágico! É a primeira ação do bebê, ativo, saindo do conforto do ventre da mãe em direção ao mundo. Óbvio que não é o tipo de parto que você teve que vai te fazer uma mãe melhor e existem mulheres que não tem condições de ter parto normal, mas se você tem condições, vale muito a pena pra mãe e pro bebê.

 

Deixe um comentário

